segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

3º dia em Roma (16/10)

Levantei cedo no hotel Sant'Angelo, e tomei um café da manhã no próprio quarto com as coisas que comprei no dia anterior no carrefour express (Via Vittoria, 32 - Roma) e para ajudar neste dia levantei com uma dor nos rins e logo após o café da manhã, tomei um remédio e fui rumo a visitar  a Igreja San Pietro in Vincoli, no caminho a dor ia melhorando e piorando quando cheguei a igreja, pelo tempo estar um pouco frio e a igreja ser bem gelada a dor me veio com tudo e acabei visitando bem rápida a igreja pois não estava suportando mais.
A igreja de San Pietro in Vincoli é uma igreja de Roma. A sua construção teve início em 431, e foi dedicada a São Pedro e a São Paulo, ao ser consagrada pelo Papa Sisto III cujo pontificado durou de 432 a 440.
Entretanto, quando a imperatriz Eudóxia deu a seu sucessor o Papa Leão I, o Grande (pontificado de 440 a 461) as cadeias que haviam prendido São Pedro na prisão, este se tornou o patrono único desta igreja cujo nome quer justamente dizer «São Pedro em cadeias».
Muito do edifício do século V se mantem. Trata-se de uma basílica com uma ampla nave e duas alamedas laterais, com adição de um transepto, novidade naquele tempo. No interior há colunas dóricas, provavelmente reutilizadas, tiradas de algum edifício da Roma imperial. Numerosas extensões e conversões foram executadas entre os séculos VIII e XIII. Em 1475 Sisto IV, Papa de 1471 a 1484, fez construir o claustro e um pórtico de apenas um andar, aberto para arcadas com pilastras. Outras alterações foram determinadas por Giuliano della Rovere, o futuro Papa Júlio II (pontífice de 1503 a 1513), pois a igreja foi sua igreja titular como cardeal de 1471 a 1503.
A igreja deve sua fama principalmente ao túmulo de Júlio II construído por Michelangelo, à direita de quem entra, na ala lateral. O monumento foi encomendado ao grande artista pelo próprio Papa, em 1505, e nele Michelangelo trabalhou 40 anos. A própria falta de interesse do Papa, e encomendas dos seus sucessores, que recrutaram o artista, tornaram mais lento o projeto.  


Após esta visita rápida, o problema maior era voltar ao hotel com toda esta dor que estava sentindo. A distância do meu hotel p/ a igreja eram de 4km aproximadamente. Segui com a dor e retornei ao hotel, onde me mediquei com remédios no qual havia levado e fiquei por lá até melhorar.
Por volta das 11h30 ja estáva ótimo e sai rumo a minhas visitas por Roma. Fui até o Musei Capitolini, para quem não conhece vai uma breve descrição dele retirado de nossa amiga Wikki.
Os Museus Capitolinos são um conjunto de palácios romanos que abrigam uma vasta e importantíssima coleção de obras de arte. Localizam-se, salvo um prédio anexo, no topo da colina do Capitólio, em torno da praça redesenhada por Michelangelo em 1536, e reconstruída ao longo de 400 anos.


Utilizei a última entrada do meu Roma Pass para entrar neles. Cada um dos seus prédios contém inúmeras obras, estátuas e exposições onde perdemos pelo menos umas 2 horas admirando-as.


Estátua de Cômodo com os atributos de Hércules.
Estátua eqüestre de Marco Aurélio.
Salla delle Oche, com busto de Michelangelo
Site: http://www.museicapitolini.org/

Saindo do Musei Capitolini, segui direto à Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, até chegar a igreja é uma boa caminhada. Mas o gostoso é que você vai passando por diversos pontos turísticos no meio do caminho e você nem se cansa.
Assim que você chega, você paga 6 euros para entrar e passa por um museu onde tem varias relíqueas dos capuchinhos, para depois entrar na cripta. Ao passar por ela, você sai dentro de uma lojinha onde vende-se diversos produtos. Preços como sempre salgados. :D
Saiba mais sobre ela:


Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, ou Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos, é uma igreja em Roma, Itália, encomendada pelo Papa Urbano VIII, cujo irmão, Antonio Barberini, era um frei capuchinho. Está localizada a Via Veneto, perto da Piazza Barberini.
A cripta está localizada embaixo da Santa Maria della Concezione, uma igreja encomendada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O irmão do Papa, Cardeal Antonio Barberini, que era da ordem dos Capuchinhos, ordenou, em 1631, que os restos de milhares de freis Capuchinhos fossem exumados e tranferidos para a cripta. Os ossos foram colocados ao longo das paredes e os freis começaram também a enterrar seus próprios mortos lá, bem como os corpos de Romanos pobres, cujas tumbas ficavam embaixo do chão da atual capela das Missas.
A cripta, ou ossário, contem agora os restos de 4.000 freis enterrados entre 1500-1870, um tempo no qual a Igreja Católica permitia enterros embaixo e dentro de igrejas. A cripta subterrânea é dividida em cinco capelas e os ossos são dispostos de forma elaborada, tranformando o espaço em uma macabra obra de arte. Alguns esqueletos estão intactos e ainda vestidos em hábitos franciscanos.
Uma placa em uma das capelas diz em três línguas: "O que você é agora, nós um dia fomos; o que somos agora, você será um dia.". Este é um memento mori.
A igreja foi constrída entre 1626 e 1631 e contem obras de artistas famosos como Guido Reni, Gherardo delle Notti, Mario Balassi, Lanfranco, Domenichino, Baccio Ciarpi, Sacchi, Rusconi, Andrea Camassei, Girolamo Muziano, Alessandro Turchi e Pietro da Cortona.


Veja um tour pela cripta: http://www.youtube.com/watch?v=xlK0frpbh5s&feature=player_embedded


Ah, e o lugar? MACABRO, SINISTRO... A cripta é pequena, mas é um impacto visual bem forte. Vá preparado.
Ao sair da igreja já era um pouco mais tarde e como meu roteiro estava bem adiantado, tirei o resto da tarde para passear e conhecer outros pontos da cidade.
Após todo este dia, segui em direção ao hotel onde tomei uma ducha relaxante, me estiquei na cama p/ relaxar os pés e corpo e a noite sai para jantar próximo ao hotel.


Alimentação: 7,56 euros
Entrada Santa Maria della Concezione dei Cappuccini: 6 euros

Total: 13,56 euros.

Km percorridos neste dia: 38,3

Para ver mais fotos de roma acesse meu album no facebook.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo