quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Informações Úteis


Por trás do charme e fascínio da Itália, o turista pode observar alguns problemas no setor público, como atrasos e longas filas. Esteja preparado para esperar esse atendimento em locais públicos e bancos, e seja perseverante ao pedir uma informação. Por outro lado, os meios de comunicação – exceto os correios – são eficientes e os bancos oferecem facilidades na hora de trocar dinheiro. Não há riscos sérios de segurança na Itália e a polícia aparece rapidamente quando necessário, mas nunca descuide de seus pertences. Muitas lojas fecham para a sesta, reabrindo no final da tarde. Se ficar doente, as farmácias são uma boa opção.
Visto
Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália se forem ficar até três meses no país. Quem vem ao país para estudar ou trabalhar, e pretende permanecer por um período superior a esse, deve providenciar antes da viagem o visto correspondente.
Serviços Consulares
Embaixada brasileira:
Piazza Navona, 14 – Roma. Fone + 39 06 683 981, Fax: 06 686-7858.

http://www.ambasciatadelbrasile.it
Email: info@ambrasile.it
Consulado-Geral em Roma:
Piazza di Pasquino, 8 – 00186 – Roma
Fone: + 39 06 688 9661 – Fax: + 39 06 6880 2883
http://www.consbrasroma.it/index.html
Email: consulado@brasilroma.it
Consulado-Geral em Milão:
Corso Europa 12 - Milão
fone 02 780 851, 777-1071. informa@consbrasmilao.it, http://www.consbrasmilao.it
Centro de Estudos Brasileiros: Piazza Navona, 18 - Roma
Informações Turísticas
A empresa italiana de turismo, ENIT, possui escritórios no mundo todo, inclusive no Brasil. Os nomes dos centros de informações turísticas variam conforme a região. Os mais comuns são: APT (Azienda di Promozione Turística), EPT (Ente Provinciale di Turismo), IAT (Informazioni e Assistenza ai Turisti) e AAST (Azienda Autonoma di Soggiorno e Turismo). Os dois primeiros costumam oferecer informações da região, enquanto os últimos trabalham mais localmente.
A EPT (Entre Provinciale di Turismo) dá dicas sobre a província e seus arredores, enquanto a APT (Azienda di Promozione Turística) divulga informações sobre uma determinada cidade. Ambos estão aptos a ajudar os turistas a fazer reservas em hotéis ou excursões. Também costumam fornecer mapas e folhetos gratuitos em diversos idiomas.
Geralmente há um CI na estação de trem ou muito próximo a ela, a maioria disponibilizando mapas (pianta della città), lista de hotéis e dicas das principais atrações. Não há grandes diferenças de serviços entre cidades, exceto que no norte os centros são mais organizados e é mais fácil de encontrar o staff falando inglês.
Segurança
Embora pequenos delitos ocorram com freqüência, crimes violentos são raros na Itália. É comum, porém, as pessoas levantarem a voz agressivamente durante uma discussão. Procure ficar calmo e seja educado para se sair bem da situação.O norte é mais tranquilo que o sul. Fique especialmente atento em Roma e Nápoles. Olho vivo no transporte público, principalmente em ônibus lotados. Não raro, mulheres com crianças no colo passam a mão em bolsas e carteiras. Atenção garotas: os italianos (homens) não são exatamente perigosos, mas podem ser chatos; você, que ainda é brasileira, dando papo, eles não perdoam.
Telefones de Emergência: Polícia 112, Ambulância 118, Bombeiros 115.
Saúde
Nos meses de verão, é aconselhável levar repelente contra mosquitos. Um acordo entre Brasil e Itália garante atendimento médico gratuito para o turista brasileiro – providencie o certificado de assistência médica antes de deixar o Brasil.

Vários medicamentos, inclusive os homeopáticos, estão disponíveis em qualquer farmácia, mas a receita às vezes é obrigatória. Na maioria das cidades funciona um sistema de plantão (servizio notturno), divulgado nos jornais e nas portas das farmácias. 
Clima
A península Itálica possui um clima variado, que divide o país em três regiões. O norte se caracteriza por invernos frios e verões quentes e chuvosos. No extenso vale do Pó verões áridos contrastam com invernos gelados e úmidos. O restante da Itália possui um clima agradável, com verões quentes e longos e invernos suaves. 
Língua
Até mesmo os brasileiros que só falam português irão se sentir à vontade na Itália. Em pouco tempo entende-se o sentido de muitas frases, não só pela semelhança entre as duas línguas como também pela grande comunicabilidade do povo. Arranhar o inglês ou espanhol pode ajudar, apesar de o italiano falar bem mesmo só o italiano. Quanto mais ao sul você for, mais improvável será se comunicar em outro idioma. O italiano também tem vários dialetos, o que pode complicar se você estudou o idioma no Brasil ou está acostumado a ouvir sua nonna. De qualquer maneira, faz parte da experiência de um viajante na Itália, especialmente a nós, brasileiros, tentar falar o italiano, ainda que todo nosso vocabulário seja literalmente macarrônico.
Dicionário
A língua italiana não é tão similar com a nossa quanto a espanhola, mas ainda é mais fácil de "pegar as palavras" do que qualquer outro idioma estrangeiro. Importante é que você se esforce para falar, e os italianos vão ajudá-lo neste sentido. De resto, fale alto e gesticule, e já é meio caminho andado...
Falo mal mas sou educado
Oi/Tchau - Ciao
Bom dia - Buon giorno!
Boa noite - Buona sera!
Por Favor - Per favore
Obrigado - Grazie!
Desculpe/Com licença - Mi scusi
Sobrevivência
Sim - Si
Não - No
Socorro - Aiuto!
Quanto custa? - Quanto costa?
Onde fica...? - Dove é...?
Você fala inglês? - Parla inglese?
Caro - caro
Barato - Buon mercato
Contando...
Um - Uno
Dois - Due
Três - Tre
Quatro - Quattro
Cinco - Cinque
Seis - Sei
Sete - Sette
Oito - Otto
Nove - Nove
Dez - Dieci
Coisas e Lugares
Aeroporto - Aeroporto
Água - Acqua
Albergue - Ostello per la gioventù
Banheiro - Sala da bagno/gabinetto
Bebida - Bevanda
Cerveja - Birra
Comida - Cibo
Correio - Posta
Dinheiro - Denaro/soldi
Estação - Stazione
Hospital - Ospedale
Hotel - Albergo
Ônibus - Autobus
Praça - Piazza
Restaurante - Ristorante
Rodoviária - Terminale degli autobus
Trem - Treno
A Semana
Segunda - Lunedì
Terça - Martedì
Quarta - Mercoledì
Quinta - Giovedì
Sexta - Venerdì
Sábado - Sabato
Domingo - Domenica

Dinheiro
Moeda: A unidade monetária italiana era a lira, indicada pela sigla L, substituída pelo euro. Os traveller’s cheques, opção mais segura do que viajar com dinheiro vivo, podem ser trocados em vários bancos e casas de câmbio. Há agências do Banco do Brasil em Milão e em Roma. Os bancos funcionam das 8h30 à 13h30, de segunda a sexta. Muitos também abrem das 14h15 às 15h ou das 14h30 às 15h30. Há caixas eletrônicos que aceitam cartões de crédito nos principais aeroportos, estações de trem e bancos.
Banco do Brasil: Piazza Castello 1, fone (02) 88251, Fax 890-0265, e-mail: milao@bb.com.br – Milão. Via Barberini 29 - 4º Piano, fone (06) 488-0707, Fax 488-2984, e-mail: roma@bb.com.br – Roma.
Custos: o norte do país é bem caro, especialmente cidades turísticas como Veneza e Florença; Roma, no centro, também não é das mais baratas. Na verdade a Itália nem sempre é mais acessível que outros países europeus como se costuma imaginar. O sul, no entanto, pode ser uma festa, com os preços caindo drasticamente, no contraste proporcional às diferenças econômicas encontradas no país.
Compras

A Itália é conhecida pela qualidade do design de seus produtos, que vão de roupas e carros sofisticados a elegantes utensílios domésticos. Há uma forte tradição de artesanato, com muitas empresas familiares no ramo e vários mercados oferecendo especialidades regionais. Exceto nos mercados das cidades, a Itália não é um país para pechinchar – mas vale a pena apreccar as vitrines.
Horário Comercial: normalmente, o horário das lojas vai das 9h30 às 13h e das 15h30 ou 17 às 20h. Pela tradição, o comércio fecha segunda-feira de manhã, mas os lojistas vêm adotando horários mais flexíveis.
Feriados: Ano Novo, 6 de janeiro, Páscoa, 25 de abril (Dia da Libertação), 1o de maio, 15 de agosto (Assunção), 1o de novembro, 8 de dezembro (Imaculada Conceição) e Natal.
Lojas de Departamentos: as lojas de departamentos costumam ficar abertas o dia inteiro (orario continuato) das 9h às 20h, de segunda a sábado. As lojas La Rinascente são excelentes opções para roupas prét-à-porter, camisaria e perfumes.
Roupas de Grife: a Itália é famosa por sua indústria da moda. Milão, capital do design, é invadida a cada ano por italianos e estrangeiros em busca das últimas novidades das passarelas. Giò Moretti, na Villa della Spiga, lança artigos de nomes em alta no mercado e peças feitas por designers empreendedores. As lojas de famosos estilistas estão na maioria das cidades italianas. Em Veneza, Armani e companhia têm suas casas perto de Piazza San Marco. O estilista mais famoso de Roma é Valentino. Ele e outros nomes célebres dominam a Via Condotti, em Roma, a Via de Tornabuoni, em Florença, e o bairro de Chiaia, em Nápoles.
Comunicação
Telefone: os telefones públicos operados com moedas estão se tornando raridade. Os cartões telefônicos (carta ou scheda telefônica) são vendidos em bares, bancas de jornais, correios e tabacarias (tabacchi). Lembre-se de quebrar a extremidade do cartão antes de ligar. Muitas cidades possuem postos telefônicos (Telefoni), onde você paga depois de ter feito a ligação. Mas é sempre recomendável conferir os preços antes. DDI: 0039
Correio: as agências do correio funcionam das 8h25 às 13h50 durante a semana e das 8h25 às 12h aos domingos. Algumas das principais agências ficam abertas das 8h25 às 19h sem intervalos. Nas caixas de correio (vermelhas na Itália e azuis no Vaticano) há uma abertura para cartas locais (per la città) e outra para os demais destinos (tutte le altre destinazioni). O correio italiano tem fama de ser pouco eficiente e as cartas podem demorar de quatro dias a duas semanas para chegar. A opção mais rápida é a prioritária.
Internet: você pode navegar em bares, universidades, bibliotecas e em cyber cafés.
Viagem

As grandes cidades italianas têm aeroportos com vôos domésticos e internacionais. Para percorrer o território italiano, nada como o trem. As cidades costumam ser próximas umas das outras, e todas com estações. O trem mais rápido é o EuroStar, onde você obrigatoriamente precisa fazer reservas e pagar um suplemento. Na sequência de velocidade vem o Intercity (IC) e por fim os regionais, fazendo muitas paradas. Nas estações, os horários ficam disponíveis em um grande painel, além de impresso como timetable. Os trens são normalmente pontuais e razoavelmente confortáveis - mas no verão podem lotar com facilidade e você vai se sentir como num estádio de futebol em dia de decisão. Para ônibus, Lizza é a companhia italiana, com destinos para várias cidades ao longo do país. Barcos, ferries e navios são transportes comuns, já que a costa italiana é bem extensa, incluindo suas populares ilhas. Para quem está de carro, dirigir pode ser uma boa, com estradas legais e bem sinalizadas. Há uma central de caronas em Florença e pedir em auto-estradas é ilegal.
Avião: ao aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino), em Roma, e ao de Malpensa, em Milão, chega a maioria dos voos de longa distância, inclusive os do Brasil. O aeroporto de Linate, em Milão recebe alguns voos do resto da Europa, mas a maioria também pousa em Veneza, Turim, Nápoles e Pisa.
Trem: a maior parte da malha ferroviária italiana é formada por um sistema estatal controlado pela Ferrovie dello Stato (FS). Os trens que chegam à Itália de outras partes da Europa cruzam lindas paisagens, como as dos Alpes. Nos de alta velocidade, o passageiro quase sempre precisa reservar lugar.
Ônibus: os ônibus de longa distância (chamados de pullman ou corriere) costumam ser mais baratos e frequentes do que os trens. Eles partem em geral da estação de trem ou da praça principal da cidade. Diferentes companhias de ônibus podem operar em uma mesma cidade.
Ferryboat: por ter numerosas ilhas na costa, a Itália desenvolveu um amplo sistema de ferryboats, que atende também as regiões dos lagos. Os ferryboats partem para a Sicília a partir de Nápoles e de Reggio di Calábria. Dos maiores portos sicilianos pode-se ir para os arquipélagos e ilhas próximas – por exemplo, de Nápoles para Capri e Ischia. Os barcos rumo à Sardenha saem de Civitavecchia (norte de Roma), Livorno e Gênova. Há um serviço de embarcações que conecta Brindisi a Corfu e Patras, na Grécia. No verão, as filas nos ferryboats são comuns; faça reserva com antecedência.
Carros: viajar de carro talvez seja o modo mais prático de conhecer a Itália, mas vale a pena considerar o alto preço da gasolina (benzina), a dificuldade de estacionar nas cidades e o peculiar modo de dirigir dos italianos.

A rede rodoviária do país é boa, mas muitas de suas estradas ficam congestionadas com freqüência. O roubo de carros é comum: nunca deixa nada dentro do veículo. Alugar um carro na Itália (autonoleggio) não é barato. Convém fazer o aluguel ainda no Brasil ou optar por um pacote turístico do tipo fly-drive, que já inclua o carro alugado. Nesse caso, as locadoras italianas podem oferecer preços melhores do que grandes grupos internacionais. Antes de viajar, o motorista brasileiro deve providenciar uma carteira de habilitação internacional para dirigir no país.
Acomodação
Na Itália, o nível da hospedagem vai das pensione familiares aos palazzi renascentistas, e os preços variam conforme cada caso. Os hotéis elegantes de Veneza e Florença são muito caros. Há menos hospedarias do que em muitos países, mas é possível encontrar valores justos em todos os níveis. Reserve com muita antecedência, especialmente se quiser um quarto com vista.
A diferença da diária dos albergues para as demais acomodações é quase a metade. A chateação do curfew ainda existe e varia entre 23h30 e 0h30, com albergues fechados até às 14h para limpeza (lock-out). Nas diárias costumam estar incluídos lençóis e café da manhã - simples, com pão, manteiga, geléia, café, leite e suco. Muitos oferecem jantar. Geralmente paga-se quando vai embora. Com uma boa estrutura, a maioria tem bar e lavanderia. No verão é recomendável fazer reservas ou chegar de manhã cedo para garantir a cama.
Ainda mais baratos que os hotéis são os dormitórios, mais simples ou com muitas camas, frequentemente ao redor das estações de trem. Não costumam incluir café da manhã.
Comes & Bebes
Comer (mangiare) na Itália é sagrado, um verdadeiro ato social - é sem dúvida um dos países onde o melhor e mais farto vai à mesa. Um dos programas genuinamente italiano é ir a um bom restaurante, pedir um vinho e seguir todo o ritual de pratos: anti pasto (entrada), primo piatto (primeiro prato: massa, sopa ou risoto), secondo piatto (segundo prato, carnes com cotorni, que são batatas ou legumes), insalata (salada), sobremesa, caffé e amaro (café com grapa, que é cachaça de vinho). Locais típicos são restaurantes, trattoria (mais familiar e informal), pizzeria, osteria (ótimo para beber vinhos, onde servem pequenas porções de comida) e birreria (cervejaria). Na Itália, encontra-se também muitas rosticceria, que são lugares especializados em algum tipo de comida para comprar e fazer em casa (queijos, pães, etc.). Sentar à mesa aumenta o preço. Pratos tradicionais são pastas (macarrão), pizzas e formaggi (queijos pasteurizados). Bebidas: vini (vinhos) principalmente, capuccino, licores, aperitivos e grapas. Nas regiões da Toscana e da Umbria (no centro do país), encontram-se muitas olivas e ervas. No sul, a comida é mais picante e os doces mais ricos e recheados. Outra região onde a gastronomia é famosa é Emilia Romana, cuja cidade mais importante é Bolonha. Experimente o spaguetti bolognese, tortellini e mortadella, conhecidos mundialmente. Inesquecíveis vão ser as paradas para os gelatos ou gelati, os maravilhosos sorvetes italianos.

Dicas: para aproveitar o melhor da comida italiana, tente comprar sempre itens da estação. Cogumelos e uvas são melhores no outono. A primavera é tempo de provar aspargos, morango e alcachofra. No inverno, não deixe de experimentar couve-flor e brócolis, assim como os limões de Amalfi e as laranjas sumarentas da Sicília. No verão chega a época da ameixa, pêra e cereja – e também da abobrinha, berinjela, tomate e melão.
Etiqueta
Os italianos reparam no modo de vestir alheio, e roupas incomuns chamam a atenção. Há restrições quanto aos trajes em muitos lugares, com a proibição de ingresso de quem veste shorts, minissaias, regatas ou blusas decotadas.

De gorjeta nos restaurantes quando esta não vier incluída na conta – geralmente 15%, embora um extra de 10% já seja considerado alto.

Os taxistas e porteiros de hotéis esperam gorjeta ao serem solícitos com o turista.
Diversão

Com muito esporte e grandes eventos culturais, o país sempre tem algo a oferecer. As cidades esbanjam animação na vida noturna, enquanto os balneários costeiros, as cidades serranas e pontos clássicos soa ideais para o turismo ou a caminhada. Esqui nos Alpes, esportes aquáticos de todos os gêneros e passeios a cavalo no campo são os preferidos pelos turistas. Há famosos teatros ao ar livre, com apresentações musicais de verão. Também se pode fazer a ronda noturna tradicional, a passeggiata, seguido de um drinque num bar ou café diante de uma piazza encantadora.
Programação: informações sobre o que esta acontecendo em Roma são encontradas no Trovaroma, suplemento semanal (sai na quinta-feira) do jornal La Repubblica. Há também uma programação semanal de eventos, Roma C’è, publicada em italiano e inglês. Em Florença, as revistas mensais Firenze Spettacolo e Florence Today listam restaurantes e cafés, além de concertos, exposições e eventos esportivos. Para quem lê italiano, os jornais regionais também são uma boa fonte de informações sobre os eventos culturais, e os escritórios de turismo locais expõem pôsteres com a lista das principais atrações.
Ingressos: não se costuma fazer reservas antecipadas para concertos na Itália, onde as decisões muitas vezes são tomadas na hora. Para garantir um lugar é preciso ir pessoalmente à bilheteria, pois, em geral, não se faz reserva por telefone. Talvez seja necessário pagar um suplemento de reserva antecipada, ou prevendita, que gira em torno de 10% do preço do ingresso. Entradas para concertos de música popular são, em geral, vendidas em lojas de discos ou de instrumentos musicais, cujos nomes aparecem no material publicitário dos shows. Os ingressos para concertos clássicos são postos à venda no local da apresentação no dia do espetáculo, enquanto os ingressos para as óperas são comprados meses antes. Os preços variam muito, conforme o local e os artistas.
Casas de Espetáculos: as igrejas de Roma e o novo Parco della Musica são os locais preferidos para espetáculos de música erudita. Veneza também faz bom uso de suas igrejas como salas de concerto. La Pietà, frequentada por Vivaldi, ainda é utilizada como templo da música erudita. Por sua vez, Milão costuma abrir os portões do estádio de futebol San Siro para concertos. Outra opção é o Palalido, com lugar para 5.000 pessoas, ou o Mazdapalace, ainda maior.
Ar Livre: nos meses de verão, prédio históricos e ruínas clássicas da Itália se transformam em palco de eventos ao ar livre. Em Roma, realizam-se concertos na Villa Giulia, do século 16, enquanto peças gregas e romanas são encenadas no teatro restaurante de Ostia Antica, a sudoeste da cidade. Em Veneza, os jardins do palácio barroco de Ca’Rezzonico e o pátio fechado do Palácio dos Doges são usados como local para concertos ao ar livre. O mesmo acontece com o Teatro Romano de Verona, datado do século 1º.
Ópera: a ópera é um dos grandes prazeres culturais da Itália. Pode-se apreciá-la em magníficas casas de ópera – como La Scala, em Milão, ou La Fênice Viva!, em Veneza-, em espetaculares cenários a céu aberto ou, ainda, na majestosa Arena de Verona. Neste último templo da ópera, a temporada começa na primeira semana de julho e se estende até o início de setembro: todos os anos encena-se a Aida, a grandiosa produção de Verdi. Em Nápoles, San Carlo é uma casa que só apresenta intérpretes de primeira linha. Por sua vez, o Teatro dell’Opera, em Roma, possui uma temporada de inverno e um festival de verão ao ar livre.
Clubes e Discotecas: as cidades e os balneários italianos estão repletos de discotecas da moda e clubes noturnos exclusivos. No verão, a vida noturna muda-se para Fregene, o refúgio litorâneo dos romanos.
Festivais: diversos festivais regionais continuam sendo realizados todos os anos na Itália. Em 25 de abril, por exemplo, os venezianos festejam são Marcos com uma corrida de gôndolas, e, em 24 de junho, Florença revive o passado com uma procissão de fiéis trajados com roupas do século 16. Em 2 de julho e 16 de agosto, Siena realiza o Palio, uma corrida de cavalos sem arreio, cujas origens remontam a 1283. Trajes da época são usados nos cortejos antes da corrida. Outras festas celebram a colheita da produção local: festas do vinho acontecem em setembro e outubro em Chianti, na Toscana, e os Castelli Romani, ao sul de Roma, ficam cheios de visitantes. Diversos eventos têm um toque internacional, como os festivais de cinema de Veneza (ago-set), Taormina (jul-ago) e Roma (out). De maio a junho, Florença promove um festival de artes, e Siracusa celebra o drama grego. Perto de Nápoles, em maio, Ravello organiza um imenso festival de música. Venezianos mascarados enchem as ruas no Carnaval, e nas noites de verão, por toda a Itália, os turistas podem participar de bailes de rua, nas festas regionais.
Não esqueça!
Futebol é nossa marca registrada e não se surpreenda se algum italiano souber mais da escalação do time da Copa de 86 do que você. Sem pretensão, eles nos amam. Deixem que eles saibam que você é brasileiro e sinta-os como irmãos.


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo