terça-feira, 3 de abril de 2012

Conheça os dez mandamentos da culinária italiana

Saborosa e rica em cores e cheiros, a cozinha italiana é diversificada e apreciada mundo afora. E, graças à imigração, sempre esteve presente na mesa brasileira. Mas se a única coisa que vem à cabeça é uma boa massa, saiba que o universo gastronômico deste país é bem maior. Conheça os mandamentos da culinária italiana
  • 1. Explore a diversidade
    A gastronomia italiana é regionalizada. “A cozinha ao norte tem influência francesa: usa leite, queijos cremosos e carne de caça. Há lugares que preservam a culinária medieval. Ao sul, comem o queijo à base de leite de búfala, os com cura mais longa, pimentões, tomates e limão siciliano. No litoral, o peixe é muito consumido”, diz o chef João Augusto Marino, do restaurante La Piadina, em São Paulo. Vá além do tradicional macarrão. 

  • 2. Capriche nos temperos
    O manjericão é a estrela da cozinha, base também para um dos molhos mais conhecidos, o pesto genovês. Lance mão também de salsão, alho, pimenta e orégano. 

  • 3. Faça o molho
    Esqueça os molhos prontos. Prepare o seu próprio, fresquinho. E nada de achar que o ragu – o nosso conhecido molho à bolonhesa – é apenas a mistura de carne, molho e temperos aleatórios. A receita clássica leva carne, cenoura, aipo, cebola, vinho, leite e pimenta, além do molho de tomate. 
  • 4. Deixe a massa "al dente"
    Deixá-la passar do ponto é um erro imperdoável. Mas, com a massa italiana, isso é mais difícil de acontecer: a “grano duro”, feita do trigo durum, fica naturalmente al dente. E a escolha do molho depende do tipo da massa. “Uma pasta longa, como o espaguete, é servido salteado com legumes ou camarões. A massa curta, como o penne rigate, já é própria para o molho. O vão na massa e os furos servem para absorvê-lo”.
  • 5. Coma queijos
    Eles estão em todas as refeições italianas. Dos mais delicados, como a mussarela, aos mais curtidos, como o parmesão e o gorgonzola. Podem ser servidos nas entradas, no prato principal, salpicado em massas, em saladas e sobremesas. A qualquer hora um pedacinho vai bem. 


  • 6. Abuse do azeite de oliva
    Indispensável, o azeite é muito comum, inclusive no preparo dos alimentos na região sul da Itália. João explica que os mais usados são o azeite virgem e o extra-virgem. Há também o óleo de sansa de oliva, utilizado no preparo de massas de pizza, que é extraído da castanha da azeitona.
  • 7. O arroz certo para o risoto
    Para conseguir a textura certa, o segredo está no arroz. João recomenda o carnaroli, que tem mais amido - o que deixa o risoto mais cremoso. Outros tipos de arroz bastante usados para o preparo do prato são o arbóreo e o vialone nano.
  • 8. Jamais coloque ketchup na pizza
    A pizza é uma tradição. Há até normas definidas por grupos, como a Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), para fazer a verdadeira pizza da região. Tão cuidadosos com a receita, os italianos não toleram molhos preparados na pizza. Estão vetados ketchup e mostarda.
  • 9. Beba vinho
    A bebida é indispensável na mesa. Branco ou tinto, escolha um italiano para completar a sua refeição.  
     
  • 10. Reúna os amigos
    Depois de ficar por dentro dos mandamentos, chame os amigos para saborear sua refeição tipicamente italiana. No imaginário popular, um bom jantar à moda italiana tem que ter falatório à altura!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo