segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atrações Turísticas - Venezia (Veneza)

Hoje começo com as atrações da cidade de Veneza. Um lugar maravilhoso e com muitas ilhas a se conhecer.

 

A PONTE RIALTO
Endereço: Rialto - Grande Canal

Site: -
Horário: -
Preço: grátis
A primeira construção que cruzou o Grande Canal foi uma ponte flutuante, construída em 1181 por Nicolò Barattieri. Chamou-se Ponte della Moneta, presumivelmente pela cunhagem de moeda veneziana que se fazia perto da sua entrada oriental.
A evolução e importância do mercado de Rialto na margem oriental do canal aumentou o tráfego fluvial consideravelmente perto da ponte flutuante. Por isso, foi substituída por volta de 1250 por uma ponte de madeira. A estrutura tinha duas rampas inclinadas que se uniam a uma secção móvel, que podia ser elevada para que passassem barcos altos. A relação da ponte com o mercado finalmente produziu a troca de nome desta. Durante a primeira metade do século XV, duas fileiras de lojas foram construídas nos lados da ponte. Os impostos destas lojas entravam no tesouro da cidade, que ajudava na manutenção da ponte. Isso era vital numa ponte de madeira.


PONTE DOS SUSPIROS
Endereço: próximo a Piazza San Marco
Site: -
Horário: -
Preço: grátis
Uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.
Conhecido em todo o mundo, fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.



COLEÇÃO PEGGY GUGGENHEIM
Endereço: 704 Dorsoduro, I-30123 Venezia
Tranporte:
Horário: De Quarta a Segunda - 10h às 18h - Fechado nas Terças-feiras
Preço: 12 euros. Você pode comprar pela internet.
Contendo principalmente a coleção pessoal de arte de Peggy Guggenheim (1898-1979), ex-esposa do artista Max Ernst e sobrinha de Solomon Robert Guggenheim, este museu abriga uma coleção um tanto pequena e mais idiosincrática que as dos outros museus Guggenheim. Entretanto, os trabalhos expostos incluem alguns dos proeminentes modernistas americanos e futuristas italianos. As peças da coleção abrangem o cubismo, o surrealismo e o expressionismo abstrato. Estes incluem notáveis obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Magritte, Constantin Brancusi (incluindo uma escultura da série "Bird in Space") e Jackson Pollock.
A coleção está no Palazzo Venier dei Leoni, um inacabado palácio do século XVIII que nunca foi construído além do térreo. Em uma sala, o museu exibe algumas pinturas de sua filha Pegeen Vail. Nos pátios entre os principais edifícios há jardins que abrigam uma extensa coleção de obras. A Coleção Peggy Guggenheim é o mais importante museu italiano de arte americana e européia da primeira metade do século XX. Philip Rylands é o atual diretor do museu.
A PRAÇA SAN MARCO
Endereço: Piazza San Marco
Transporte: San Marco
Site: -
Horário: -
Preço: -
No coração da "Sereníssima", o sestiere de San Marco nasceu junto ao Rialto antes do centro político e judiciário se instalar na praça homónima. Durante muitos séculos, Veneza foi chamada de Rivoalto Civitas, referência ao Rialto e ao primeiro nome do sestiere que foi na realidade "Rivoalto".
A Praça de São Marcos nasceu em redor das duas primeiras igrejas da zona. Uma delas, a igreja de San Geminiano, foi destruída por Napoleão em 1807 para reunir as duas procuradorias pela construção que tomaria mais tarde o nome de "Ala Napoleónica". O nome de São Marcos provém da relíquia do santo, instalada na basílica desde 828, ano em que os pescadores Bon da Malamocco e Rustego da Torcello a trouxeram de Alexandria.
BASÍLICA DI SAN MARCO
Endereço: Piazza San Marco
Transporte: San Marco
Site: http://www.basilicasanmarco.it/ 
Horário: 9:45 às 17h - Domingo: 14h às 16h
Preço: Ingresso Gratuito
A primeira igreja construída no local foi um edifício temporário no Palácio dos Doges, construído em 828, quando mercadores venezianos adquiriram de Alexandria as supostas relíquias de São Marcos Evangelista. Em 832, um novo edifício foi erguido, no local da atual basílica; esta igreja foi incendiada durante uma rebelião em 976, reconstruída em 978 e, mais uma vez, em 1063, no que viria a ser a base do atual edifício.



CAMPANÁRIO DI SAN MARCO
Endereço: Piazza San Marco
Transporte: San Marco
Site: -
Horário: 9h às 21h
Preço: 8 euros
A construção foi iniciada no século IX durante o dogado de Pietro Tribuno sobre fundações de origem romana. Foi terminada no século XII durante o dogado de Domenico Morosini. Seriamente danificado por um relâmpago em 1489 que destruiu a cúspide de madeira, assume o aspeto definitivo no século XVI graças aos trabalhos de reconstrução para reparar os danos causados pelo sismo de março de 1511. Estes trabalhos iniciados pelo arquiteto Giorgio Spavento foram depois executados sob a direção do arquiteto bergamesco Bartolomeo Bon.



PALAZZO DUCALE - Palácio dos Doges
Endereço: Piazzetta
Transporte: San Marco
Site: http://www.museiciviciveneziani.it/frame.asp?musid=8&sezione=musei
Horário: 8:30h às 18:30h
Preço: 12 euros
A edificação do palácio iniciou-se, presumivelmente, no século IX, depois da transferência da sede ducal de Malamocco para a moderna Veneza, definitivamente sancionada em 812, durante o dogado de Angelo Partecipazio.
Da instalação original, talvez erguida seguindo o modelo do Palácio de Diocleciano em Spalato, nada sobrevive actualmente: em 828, com a chegada dos restos mortais de São Marcos, foi instalada ao lado a primitiva basílica marciana; em 864, os rebeldes responsáveis pelo assassinato do doge Pietro Tradonico sofreram aqui um longo cerco; por fim, em 976, o doge Pietro IV Candiano e o seu filho e co-regente encontraram a morte durante uma revolta a que se seguiu um furioso incêndio que destruiria todo o palácio e grande parte da cidade.

SAN GIORGIO MAGGIORE
Endereço: San Giorgio
Transporte: San Giorgio
Site: http://www.cini.it/index.php/
Horário: De segunda a sábado: 9h às 12:30h - 14:30h às 18:30h; Domingo: 9:30h às 10:30h - 14:30h às 18:30h.
Preço: -
Uma das ilhas de Veneza, que fica a leste da ilha Giudecca e a sul do principal grupo de ilhas. Está rodeada pelo Canale della Grazia, Canale della Giudecca, Canale di San Marco e pela Laguna de Veneza meridional. Faz parte do sestiere de San Marco.
A ilha foi provavelmente ocupada no período romano; depois da fundação de Veneza foi chamada Insula Memmia pela família Memmo que era sua proprietária. No ano 829 tinha uma igreja consagrada a São Jorge, daí que fosse chamada San Giorgio Maggiore (São Jorge Maior) para a distinguir de San Giorgio in Alga.
O mosteiro beneditino de San Giorgio foi fundado em 982, quando o Doge Tribuno Memmo doou toda a ilha a um monge, Giovanni Morosini. Os monges secaram os pântanos da ilha próximos da igreja para conseguir terreno sobre o qual edificar.

BASÍLICA DE SANTA MARIA DELLA SALUTE
Endereço: Campo della Salute

Transporte: -
Site: http://www.seminariovenezia.it/
Horário: De segunda a domingo: 9h às 12:00h - 15:00h às 17:30h.
Preço: - 
A peste foi trazida pelo conde de Mântua, que foi internado na ilha do Lazzaretto Vecchio, mas bastou-lhe entrar em contacto com um carpinteiro local para que a infeção se estendesse por toda a cidade a partir do Campo San Lio.
Em 22 de março de 1630 o então patriarca de Veneza, Giovanni Tiepolo, fez uma promessa: "prometo solenemente erguer nesta cidade uma igreja e dedicá-la à Virgem Santíssima, chamando-a "Santa Maria della Salute", e que cada ano no dia em que esta cidade seja declarada livre do presente mal, Sua Serenidade e Seus Sucessores irão solenemente com o Senado visitar dita igreja em perpétua memória da pública gratidão por tanto benefício".



Fontes: Wikipidea, sites de turismo, Guia da Folha de São Paulo e sites oficiais das atrações.

2 Comentários:

Janayna disse...

Obrigada pelas dicas, estão me ajudando muito! vc acha que 2 dias são suficientes?

Unknown disse...

Ola Janayna.
Ótimo saber que as dicas estão lhe ajudando. Veneza pode ser bem visitada nos principais pontos e com calma em até 3 dias.
2 dias da muito bem p/ conhecer bastante.
Ótimo Dia.

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo