segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atrações Turísticas - Siena

Siena (em português também conhecida como Sena) é uma cidade e sede de comuna italiana na região da Toscana, província do mesmo nome, com cerca de 52.775 (ISTAT 2003) habitantes. Estende-se por uma área de 118 km², tendo uma densidade populacional de 447 hab/km². Faz fronteira com Asciano, Castelnuovo Berardenga, Monteriggioni, Monteroni d'Arbia e Sovicille.

Uma das mais belas e importantes cidades da Toscana, Siena é reconhecida mundialmente por seu magnífico patrimônio artístico e estilístico. Rica em história medieval, história romana e história da arte italiana, visitar a cidade medieval de Siena é como voltar à idade média e descobrir os segredos em cada rua, cada monumento e cada prédio histórico. Além da história e arquitetura, a cidade também apresenta uma beleza natural e paisagem encantadoras.

Catedral de Siena: uma construção de grande beleza e formosura, a Catedral de Siena abriga inúmeras obras de artistas renomados, com imenso valor histórico. Edificada no século XIII, a magnífica catedral medieval é revestida, por dentro e por fora, com mármore preto e branco - as cores simbólicas de Siena. Sua exuberante fachada, em estilo gótico, possui estátuas que representam filósofos, profetas e apóstolos, com porta central de bronze onde estão expostas cenas da Glorificação da Virgem. No interior, o efeito do mármore preto e branco provoca um grande impacto, que também é sentido ao observar-se as colunas, vitrais, bustos, esculturas e os fascinantes afrescos da Biblioteca Piccolomini, repletos de detalhes e cores vívidas; sua cúpula é adornada com uma lanterna, passando a impressão de um magnífico sol dourado; o assoalho, feito em opus sectile - pedras coloridas semelhantes à mosaicos -, é considerado um dos mais decorados da Itália, com 56 painéis de diferentes tamanhos cobrindo toda a área da catedral.

Praça do Campo: considerada uma das mais belas praças de Siena, a Praça do Campo possui o formato de uma concha do mar, que vai afundando em direção ao centro. Conhecida como praça polêmica, a Piazza del Campo é o centro social e cívico da cidade desde o século XIII, quando ali se desenvolveu um grande mercado medieval. Dentre suas principais atrações estão o prédio do Palácio Público, com uma espetacular torre e o relógio ao fundo. A Piazza del Campo encontra-se rodeada de bares, restaurantes e gelaterias, onde é possível saborear um delicioso sorvete italiano ou apreciar uma boa taça de vinho toscano. O local ainda é famoso por realizar o Palio, uma inusitada corrida medieval de cavalos, em honra à Nossa Senhora; o Palio acontece todos os anos desde o século XVII, quando, além da corrida, ocorrem os desfiles tradicionais, com representantes de diversos bairros de Siena empunhando flâmulas e cantando hinos. 

Palácio Público: belíssimo exemplar da arquitetura medieval italiana, o Palácio Público foi construído no início do século XIV, com o objetivo de sediar a República de Siena. Localizado numa posição central da Praça do Campo, o Palazzo Pubblico faz parte do seu harmonioso conjunto, juntamente com outras magníficas construções históricas. Sua ampla fachada reflete vários dos seus períodos de construção, com corpo central onde um grande disco branco abriga o magnífico Monograma de Cristo, e corpo esquerdo onde está situado o chamado Pátio do Podestà, decorado com antigos brasões; com fortes influências góticas, suas janelas revelam arcos góticos apresentando os brasões de Siena. O palácio é também conhecido como Palazzo Comunale, e abriga a segunda maior torre da Itália, a Torre del Mangia, com 102 metros de altura; do alto da torre é possível observar a espetacular paisagem da cidade, com seus belos campos verdes - uma recompensa após a subida dos cerca de 505 degraus da torre.

Bilhetes e Sites:
- Chiesa di San Domenico: http://www.basilicacateriniana.com/ - Das 9h às 18h - Grátis;
- Duomo: http://www.operaduomo.siena.it/ - Seg. a Sexta das 10h30 às 19h30; Sáb. e Dom. das 13h30 às 17h30 - Preços e horários da Catedral, Museu dell Ópera, Battisterio, Cripta, Oratório di San Bernardino e o Museu Diocesano di Arte Sacra: http://www.operaduomo.siena.it/orari.htm
- Museu Civico e Torre dei Mangia: 10h às 17h - ingresso conjunto: 13 euros; Individual: Museu - 8 euros e Torre - 7 euros.
- Pinacoteca Nazionale: http://www.ticketeria.it/pinacotecadisiena-informazioni.asp - Seg. e Dom. 8h30 às 13h30; Ter. a Sáb. das 8h15 às 19h15; 4 euros;

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo