sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Refeições na Itália

Eu ja fiz vários cruzeiros com bandeiras italianas e sempre nas refeições principais, almoço e jantar, recebia um cardápio onde contava uma inúmeras opções e separado por seções "Antipasto, Primi Piatto, Secondo Piatto, Contorno, Dessert e Digestivos" e sempre me perguntava porque a salada vinha no quarto 4º prato e os queijos vinham por último?
Quando começei a estudar italiano e chegou no capítulo sobre refeições entendi o porque destas inversões e este ritual. Tudo é referente a cultura italiana. Comecei a ver com outros olhos estas opções e neste ano no mes de Dezembro vou fazer um cruzeiro e ja sei como proceder e não pular nenhum destes pratos e saber aguardar e degustar corretamente eles.
Saiba como são feitas as refeições na itália e tente segui-las na maneira correta, pois é assim que se entra no espírito e cultura do povo.
Antipasto: Equivale ao nosso prato de entrada. É composto de bruschetas, pães com patês, frios, azeitonas, queijos, salames etc.
Primi Piatto: Primeiro prato: geralmente é um risoto, uma massa ou uma sopa.
 
Secondo Piatto: Segundo prato ou prato principal: Carnes (suína ou bovina), aves ou peixes. Geralmente no inverno são introduzidos nos cardápios as carnes de caça: javali, coelhos, etc...
Contorno: Uma guarnição, servida juntamente com o Secondo Piatto. Normalmente é uma salada ou legumes cozidos.
Dessert: Os mais tradicionais servem antes da Dessert a Formaggio e frutta - uma espécie de primeira sobremesa, composta de queijo e frutas. 
 Caffé: Café, expresso, machiatto etc. 
Digestivos: Os licores ou bebidas com teor alcoólico, como o Limoncello ou a Grappa.

 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo