quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Milano (Milão)

Buon Giorno a tutti. (Bom dia a todos)
Hoje começo a postar um pouco de informações, cultura e gastronomia sobre as cidades na qual estarei visitando em minha viagem a Itália.
Começo este tópico com a cidade de Milano (Milão).
Situada no Noroeste da Itália, Milão é o centro da moda, das finanças e do turismo. Cidade que vive com muita intensidade, há muito tempo é considerada um dos principais centros industriais do mundo, disputadíssimo por poderosas dinastias.
Milão (em italiano: Milano; no milanês: Milan) é uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão, com cerca de 1 308 735 habitantes. A área urbana de Milão é a quinta maior da União Européia, com uma população estimada em 4 300 000 habitantes. A Região metropolitana de Milão é a maior e mais populosa da Itália, com uma população estimada em 7 400 000 habitantes.
O que conhecer:
Piazza del Duomo - O ponto mais central de Milão é a praça onde estão duas obras-primas da arquitetura milanesa de diferentes épocas: a catedral (Duomo) e a Galleria Vittorio Emanuele. 
Sant Ambrogio Ambrogio (em português, Ambrósio), funcionário do Império Romano, foi nomeado governador da região da Emilia-Liguria, cuja capital era Milão, em 370 d.C.. Muito hábil, ele conseguiu levar paz para a cidade, então dividida entre facções cristãs rivais. Com isso, antes mesmo de ser batizado, ele foi eleito bispo por aclamação popular e, após sua morte, proclamaram-no santo.
Castello Sforzesco - Piazza Castello, 3, Milão. Seu nome já indica: o grande castelo revestido de tijolos e com ar de fortaleza foi construído a mando da família Sforza, que assumiu o poder em Milão depois dos Visconti.
Brera - Brera é um bairro do gênero intelectual-chique, com um labirinto de ruazinhas do século XIX, antiquários, bares e restaurantes. É bem agradável, tranqüilo e bom para andar a pé, pois o trânsito de veículos é limitado.
Pinacoteca de Brera - A pinacoteca, instalada em um palácio do século XVII, é imperdível para aqueles que desejam curtir o lado cultural de Milão. Visitá-la é viajar pela história da arte. 
Santa Maria delle Grazie - Piazza Santa Maria delle Grazie, 2, Milão. Nessa igreja pode ser vista “A última ceia”, de Leonardo da Vinci.
Gastronomia:
Como a maioria das cidades da Itália, Milão e sua área adjacente tem sua própria culinária regional, que, como é típico das cozinhas lombardas, utiliza com mais freqüência arroz do que massa, e quase não há tomate. A cozinha milanesa inclui a "cotoletta alla milanese", um bovino à milanesa (carne de porco e de peru pode ser usada) chuleta frita na manteiga (que alguns afirmam ser de origem austríaca).
Outros pratos típicos são cassoeula(costela de porco e lingüiça com Couve), Ossobuco (pernil bovino cozido com um molho chamadoGremolata), risotto alla milanese (com açafrão e carne de medula), busecca (dobradinha com feijão), e Brasato (carne bovina ou de porco estufado com vinho e batatas). comidas de temporadas relacionadas com pastelaria incluem chiacchiere (fritos e polvilhado scom açúcar) e tortelli (bolinhos fritos esféricos) de carnaval, colomba (bolo em forma de pomba) para Páscoa,pane dei morti ("pão do dia dos mortos", biscoitos aromatizados com canela) para o Dia de Finados e o panetone para o Natal.
O salame milano, um salame com um grão muito fino, é difundido em toda a Itália. O queijo milanês mais conhecido é o gorgonzola da cidade homônima nas proximidades, embora hoje os principais produtores de gorgonzola operam no Piemonte.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Seguidores

Multimídia Italiana



  ©Schirato na Itália - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo